domingo, 6 de dezembro de 2009

Introdução

A prática de ter peixes como animais de estimação e reproduzi-los remonta a milhares de anos. A primeira civilização que teve esta atitude foi a egípcia,dado que foram encontradas provas de que este povo, colocava peixes em grandes tanques de vidro.

Na Europa, a aquariofilia apareceu pela primeira vez no sécula XIX devido à construcção de numerosos aquários públicos. Desde então, esta actividade tem conhecido diversos momentos altos, primeiro nos anos 1930, depois nos subsequentes à 2º Guerra Mundial até à actualidade. hoje, a maioria das espécies tropicais conservadas no lar são de água doce, porque são resistentes, requerem poucos cuidados e não exige utilização de equipamento muito especializado. Com este trabalho pretendemos demonstrar à comunidade escolar as condições mais favoráveis à reprodução de Guppies, bem como se possível a descoberta de níveis mais propícios a este acontecimento e como se deve montar um aquário.

História

O Guppy foi descoberto por Wilhelm C. H. Peters em 1859, no Museu de Berlim, através da descrição de um cardume de peixes, preservados em álcool provenientes do norte da América do Sul, denominando a espécie por "Poecilia Reticulata" (Guppy). O seu habitat distribui-se por Barbados, Brasil, Trinidad e Tobago, Guiana e Venezuela. Contudo foram introduzidos noutros países para combaterem as larvas de mosquito e ajudar na luta contra a malária. Apesar de devorarem estas larvas, a sua introdução teve, em alguns casos, uma repercussão negativa da fauna desses países. O Guppy pode hoje em dia ser encontrado em todos os continentes exceptuando na Antárctida. Os exemplares que se encontram nas lojas raramente são exemplares selvagens devido à facilidade de reprodução deste peixe em cativeiro. É sem dúvida o mais popular entre as espécies de desenvolvimento em cativeiro. Numerosos aquariófilos dedicam-se exclusivamente a esta espécie, criando belíssimos exemplares de colorido diverso e barbatanas de diferentes formatos. Devido à sua resistência e facilidade de reprodução são aconselhados para os iniciantes na aquariofilia.

Fontes de recursos:

1- http://rricardooliveira.wordpress.com/2009/08/24/um-pouco-da-história-dos-guppies/;

2- http://pt.wikipedia.org/wiki/Guppy;

3- http://pt.wikipedia,org/wiki/Aquarismo;

4- Ward, Brian, "Guia do Aquário", Editorial Estampa, Tradução: Eduardo Saló, 1997 Lisboa;








Aviso

A descrição objectiva das actividades essenciais deste trabalho encontra-se presente na planificação que se localiza no blogue do grupo.




Este video retrata sobre os Peixe-mosquito que pertencem á mesma família dos guppies.

Trabalho individual produzido

Ao longo deste célere 1º Período penso que o trabalho por mim desenvolvido até ao momento foi bastante bom. Criação do Blogue do Grupo; criação do blogue individual e sua personalização; realização de parâmetros essenciais à teoria do nosso projecto, nomeadamente a Introdução e a história dos Guppies; Limpeza, montagem e manutenção de aquários; Ambientação de Guppies; Responsável pela sua alimentação às Segundas e Quintas-feiras de todas as semanas.